Retorno das aulas presenciais no Campus Boa Vista ocorrem nesta segunda-feira, 21

por Virginia publicado 18/02/2022 20h45, última modificação 16/03/2022 14h45
Cerca de 400 alunos retornam às salas de aula, após quase dois anos sem frequentar o campus, em virtude da pandemia

Nesta segunda-feira, 21, serão retomadas as aulas presenciais dos cursos técnicos integrados integrais ao ensino médio e subsequentes do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR). Cerca de 400 alunos retornam às salas de aula, depois de quase dois anos sem frequentar o campus, em virtude da pandemia.

Cursos técnicos – Para os cursos técnicos integrados integrais ao ensino médio, as turmas dos 3.ºs anos terão aulas no turno matutino. Já os 2.ºs anos serão atendidos no turno vespertino. Os alunos dos 1.ºs anos, que serão formadas pelos aprovados no Processo Seletivo 2022.1, começarão a estudar em abril.

Para  todos os cursos técnicos subsequentes, as turmas permanecerão com aulas no turno da noite.

Ensino superior e Pós-graduação – O ensino superior segue com aulas remotas até à conclusão do ano letivo de 2021, prevista para maio. Os alunos ingressantes por meio do Vestibular 2022.1, assim como os dos cursos de pós-graduação, começarão suas aulas em abril.

De acordo com o diretor de Ensino do CBV, professor Ananias Noronha Filho, as medidas de biossegurança serão seguidas, atreladas à necessidade de apresentação do comprovante de vacina. “Será mantida vigilância diante da situação epidemiológica da covid-19, e, conforme os dados comprovem a diminuição do número de casos no estado, todas as atividades retornarão, paulatinamente. Ressaltamos ainda que, mesmo com esse retorno, poderão ser mantidas atividades pedagógicas não presenciais, para a complementação do currículo dos cursos”, disse.

Reunião de pais – Na última quinta-feira, 17, ocorreu reunião com os pais  e responsáveis pelos estudantes das turmas do 2.º e do 3.º ano, de maneira on-line. No encontro, entre outras pautas, foram apresentadas  as informações necessárias à retomada da rotina escolar e ao retorno seguro das aulas.

Além disso, foi ministra  palestra de acolhimento pela professora doutora Alexandra Marçulo, que abordou os desafios diante do contexto da pandemia e o retorno às atividades presenciais, com atenção especial à importância da relação família-escola.

Rotina escolar – As aulas no turno matutino ocorrem das 7h10 às 12h30; no turno vespertino, das 13h10 às 18h30; e no noturno, das 19h às 22h30.

Os protocolos de biossegurança permanecem os mesmos: uso de máscara, higiene das mãos e distanciamento social, além do não compartilhamento de objetos pessoais e da atenção  aos sintomas gripais.

Para acesso ao campus, será exigido o comprovante de vacinação, conforme norma aprovada no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Rede EPT).

Assistência estudantil – Oportunamente serão publicados os editais para a concessão do auxílio-transporte e do auxílio-alimentação. Em breve serão divulgados os cronogramas de distribuição de livros didáticos, tablets e fardamento escolar, que ocorrerão nas primeiras semanas de aula.

Caso os pais ou responsáveis tenham alguma dúvida ou questionamento sobre o retorno presencial das aulas, podem enviar e-mail  para a Diretoria de Ensino (Diren), diren@ifrr.edu, com o assunto “Retorno presencial”.

18/2/22