Reunião administrativa marca retomada das atividades do ano letivo de 2022

por Virginia publicado 03/02/2022 14h51, última modificação 03/02/2022 14h51
Na reunião, ocorreu a apresentação de todas as diretorias e coordenações sistêmicas, com foco nas atualizações das informações institucionais e novos encaminhamentos quanto à política institucional de ensino, pesquisa e extensão.

Na tarde desta quarta-feira, 2, de forma hibrida, com parte dos servidores presentes no auditório do Campus Boa Vista (CBV) e parte acompanhando o evento de forma virtual, por meio da Plataforma da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), com transmissão ao vivo pelo Youtube, foi realizada a 1ª Reunião Administrativa de 2022 da unidade de ensino.

A reunião administrativa antecede o Encontro Pedagógico, que será realizado no período de 7 a 9 de fevereiro, de forma virtual.

A diretora-geral do CBV, professora Joseane Cortez, ressaltou a importância dessa retomada a partir das adaptações exigidas pelo contexto da pandemia. “Queremos dar as boas-vindas a todos os servidores, aos que estão presentes aqui no auditório e aos que acompanham de forma virtual, ressaltando este momento não somente como informativo e de esclarecimentos, mas de acolhimento. Passamos por inúmeras perdas, situações de acometimento físico, psicológico, emocional, e, portanto, precisamos levar em consideração todos esses aspectos para fazer deste momento o mais leve e empático possível”, disse.

A primeira área sistêmica a ser apresentada foi a Coordenação de Gestão de Pessoas (CGP), pela coordenadora Ivanir Almeida, que deu ênfase às normativas relativas à política de gestão de pessoas vigentes. A segunda foi a Diretoria de Planejamento (Daplan), pela diretora Tatiane de Jesus, que apresentou a execução orçamentária de 2021. Na sequência, foram apresentados pela diretora de Pós-Graduação do CBV, professora Danieli Barros, os resultados das ações implementadas pela Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Dipesp) no ano de 2021, bem como os planos para o ano corrente. Foram apresentadas também as informações referentes ao ensino, no âmbito da Diretora de Ensino (Diren), pelo diretor Ananias Noronha Filho. Todos os dados relativos ao número de alunos matriculados e evadidos estão disponíveis na Plataforma Nilo Peçanha. Além desses números, foram apresentadas as ações da Diren, com foco no atendimento educacional especializado (AEE), atendimento pedagógico aos professores, pais e alunos, bem como os número de cursos ofertados na modalidade de Educação a Distância (EAD) e previsão de cursos para serem ofertados em 2022. E, para finalizar, foram apresentadas as ações desenvolvidas no âmbito da Diretoria de Extensão (Direx), pela servidora Enyedja Cruz, que ressaltou as ações de extensão referentes aos programas, cursos, eventos e demais ações voltadas à comunidade acadêmica e externa.

Na reunião, também foi apresentada a Plataforma da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), pelo servidor Robermilton Rodrigues, como a principal ferramenta que será utilizada para as videoconferências, uma vez que o Google Meet passou a ter limite de tempo para reuniões em grupo gratuitas. Uma outra limitação foi o cancelamento da opção de gravação das reuniões. Sendo assim, para facilitar e garantir as funcionalidades das atividades on-line no âmbito do IFRR, a RNP, a partir de agora, será adotada como a principal plataforma.

A programação da tarde desta quinta-feira, 3, com início às 15 horas, será destinada ao acolhimento socioemocional dos servidores, momento que será conduzido pelo diretor de Ensino, professor Ananias Noronha, e pela equipe da Coordenação de Assistência ao Estudante (Caes), formada pelas psicólogas Daiane Silva e Andressa Rebouças, e pela assistente social Maricelia Leite. O evento segue de forma presencial, no auditório do CBV, e de forma virtual pelo YouTube.

2/2/22