Sarau Literário Virtual tem como tema “Poesia na pandemia”

por Virginia publicado 28/10/2020 21h10, última modificação 29/10/2020 14h29
A atividade marcou o encerramento da 5.ª etapa de atividades remotas da disciplina Língua Portuguesa e Literatura Brasileira III, que tratou dos poetas modernistas

Na manhã desta quarta-feira, 28, ocorreu mais uma edição do projeto Sarau Literário, desta vez com o tema “Poesia na pandemia”.  A atividade foi realizada de forma virtual, via Google Meet, pela professora Aline Cavalcante Ferreira, em conjunto com os alunos dos 3.ºs anos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em Eletrônica e Secretariado, turmas 13431 e 13631, respectivamente.

O evento marcou o encerramento da 5.ª etapa de atividades remotas da disciplina Língua Portuguesa e Literatura Brasileira III, que abordou os poetas modernistas.

De acordo com Aline, já que o plano de ensino da disciplina prevê o estudo da Escola Literária Modernista, foi sugerida às turmas a realização do Sarau Literário como forma de trabalhar o conteúdo e conhecer as produções dos poetas modernistas. Ainda segundo a professora, a poesia permite a compreensão de si próprio e do mundo, o que a torna uma ponte imprescindível entre o indivíduo e a vida.

A atividade contou ainda com a produção de cards designers pelos próprios alunos para a divulgação de seus poemas.

Sarau –  O evento contou com a participação de 47 alunos e com a presença de convidadas especiais: a diretora-geral do Campus Boa Vista, professora Joseane Cortez; a diretora do Departamento de Ensino das Áreas de Gestão e Saúde (Deges), professora Rosimere Barroso; a coordenadora do Curso Técnico em Secretariado, professora Elisangela Costa; a professora de Língua Portuguesa do CBV Ivone Medeiros; e a aluna do 9.° ano do Colégio Militar de Roraima Bianca Cavalcante Aguiar, que abriu o sarau cantando uma música.

Além das declamações de poemas pelos alunos, permeadas de emoção, houve a declamação, pela professora Joseane, do poema “Saudades”, do livro Olhares Poéticos, em homenagem à aluna Yasmim Cardoso, do curso de Secretariado, falecida recentemente. O aluno Rhuan Victor Guimarães Alves, do curso de Eletrônica, tocou uma música clássica na Viola de Arco. Já a aluna Mariana Marinheiro cantou a música “Evidências”, de Chitãozinho e Xororó, em homenagem ao professor Paulo Alves Moreira, que faleceu vítima de Covid-19. “Enfim, a atividade proporcionou momentos de muita integração, carinho e compartilhamento. A emoção foi tanta que inspirou o aluno André Felipe dos Santos Mateus, do curso de Eletrônica, a produzir o poema 'Dias de Emoção', também em homenagem à estudante Yasmin e ao professor Paulo”, contou a professora Aline.

Dias de Emoção

Olho em volta e vejo nada,
nada além do frio,
do sentimento de tristeza
e solidão.
Uma hora fico triste,
outra feliz.
Lembro-me do seu sorriso
e bordão,
das piadas com seu teor único
que aquece o coração.
Lembro-me de ti
e o coração aperta
ao saber que não o verei
igual da última vez,
não terei o conforto de seu abraço
e tão pouco a felicidade de estar ao seu lado.
Você se pôs único
e até inigualável,
você será sempre muito bem lembrado,
seja por suas piadas,
pelo seu jeito ou pela sua marca.
Neste dia de emoção,
trouxe-me um amparo,
sinto-me acompanhado,
com você ao meu lado.
Dias de chuvas,
dias de sol,
quase todos os dias me vejo olhando o pôr do sol.
Memórias me remetem a você,
lembranças de um passado não muito distante,
em que ríamos entre nós.
Não tenha dúvidas,
você será lembrado.
A você quero agradecer
por ter feito mais do que o necessário
e marcado a minha vida
como nenhum outro havia marcado.

28/10/20