SAÚDE EM FESTA – Curso Técnico em Enfermagem completa 20 anos

por Virginia publicado 18/06/2018 19h05, última modificação 20/06/2018 13h05
Nestas duas décadas, cerca de 400 profissionais já foram formados e boa parte deles foi inserida nos mercados de trabalho local e regional

O Campus Boa Vista (CBV), a unidade mais antiga do Instituto Federal de Roraima (IFRR), tem muitos motivos para comemorar neste ano. Além de 25 anos de educação profissional e tecnológica em Roraima e de 10 anos do Instituto Federal, festeja 20 anos de criação do curso Técnico em Enfermagem na modalidade subsequente.

Nestas duas décadas, cerca de 400 profissionais já foram formados e boa parte deles foi inserida no mercado de trabalho local e regional. Isso demonstra a adequação do curso às necessidades do mercado, no que tange à área de assistência médica, com amplas possibilidades de atuação do profissional, seja em hospitais públicos, seja em particulares, além de clínicas e postos de saúde, e até mesmo nos cuidados com pacientes em domicílio, uma atividade em ascensão diante da grande ocupação dos familiares de pessoas doentes e de idosos que necessitam de cuidados constantes.

O profissional – O mercado de trabalho na área da enfermagem é um dos mais promissores e a demanda de profissionais formados cresce junto com a evolução tecnológica na área da saúde. Os profissionais da enfermagem, seja o auxiliar, seja o técnico, seja o enfermeiro, são parte integrante do sistema de saúde e fundamentais para o funcionamento de uma unidade básica ou avançada de saúde. Mas sabe-se que a enfermagem é uma profissão difícil e exige vocação, devido ao desgaste físico no trabalho, por conta de plantões longos, nos quais o profissional tem de manter a mesma atenção, da primeira à última hora de trabalho.

Nesse sentido, o profissional formado pelo IFRR está apto a aplicar seus conhecimentos teóricos e práticos no atendimento às demandas dos cidadãos, da sociedade e do mundo do trabalho, em sintonia com as exigências do desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional, com possibilidades de atuação em hospitais, clínicas, postos de saúde, empresas, entre outros.

“O curso Técnico em Enfermagem é, sem dúvida, um dos cursos cujo impacto social e educacional tem levado o nome do CBV e do IFRR a ser referência no ensino. A qualidade formativa tem garantido uma procura enorme pelo curso, sucesso de aceitação no mercado de trabalho. Comemorar 20 anos reporta à história dos precursores do curso até ao atual corpo docente e técnico, que, a cada ano, se empenha para que o curso seja referência na instituição”, ressaltou a professora Joseane Cortez, diretora-geral do CBV.

Formatura – Na última sexta-feira, dia 15, no auditório do CBV, ocorreu a formatura de mais 25 técnicos em enfermagem, numa noite marcante para professores e alunos. Para o diretor de Ensino do CBV e um dos primeiros professores do curso Técnico em Enfermagem, Ananias Noronha Filho, o momento foi de muita alegria e satisfação. “Estamos muito felizes pelos 20 anos do Curso Técnico de Enfermagem do IFRR. Temos, ao longo de todos estes anos, formado profissionais com qualidade e excelência, e ressaltamos que a inserção no mercado de trabalho é de quase 100%. O curso foi iniciado em 1998 e, de lá pra cá, todos os anos são ofertadas turmas. Vale aqui um agradecimento especial a todos os professores do curso, que não medem esforços para atender às demandas dos estudantes”, relatou Noronha, destacando o sucesso de mais uma entrega de diplomas. “Esta foi mais uma noite memorável, de extremo sucesso e ratificação do compromisso do IFRR e do Campus Boa Vista com a formação técnica e profissional na área da saúde. Nestes 20 anos do curso Técnico em Enfermagem, chegamos a uma marca histórica, pois, a cada formatura, pelo menos 20 alunos são certificados e cerca de 95% inseridos no mercado de trabalho, ainda durante a formação ou tão logo concluam o curso”, completou o professor.

A formanda Keiva Cristina Pires Ramos afirma que o curso foi fundamental para a aquisição e o aprimoramento de conhecimentos técnicos. “O curso me ajudou a conhecer mais a área da saúde e confirmar que é uma área que pretendo seguir e sempre buscar mais qualificação. Já estudei na instituição antes, fazendo um curso superior, e retornei ao passar na seleção da pós-graduação e do curso técnico. Porém, tive que escolher, pois os dois eram no mesmo horário. Tenho muita gratidão por ter concluído um curso técnico e outro superior no Instituto Federal e pretendo voltar novamente para fazer a pós ou até mesmo como servidora, quem sabe?!”, disse emocionada.

Outra formanda que recebeu seu diploma na última sexta-feira foi Vanessa Lima da Silva Bendahan. Ela trabalha como agente de saúde, mas diz que, em breve, pretende atuar na área da enfermagem. “O curso nos abriu muitos horizontes na área da saúde, em todos os sentidos, pois tivemos um ensino muito completo, comparado com o de outras instituições. Tivemos professores excelentes. Digo que fomos formados não só para a profissão, mas também para a vida. Pudemos conhecer de perto uma instituição federal, seus desafios no ensino e o peso que ela tem para todos nós, no sentido da formação. É uma honra fazer parte de mais uma turma do curso Técnico em Enfermagem e poder comemorar, em grande estilo, os seus 20 anos. Sou muito grata a Deus por ter tido a oportunidade de estudar no IFRR e por ter tido professores tão dedicados e amigos, que, além de nos ensinarem o essencial, nos abriram os olhos para o futuro e para uma nova jornada que virá a partir de agora. Sou muito feliz por ter feito parte de tudo isso”, concluiu a jovem formanda.

18/6/18