Semana de acolhimento dos novos alunos inclui palestras sobre setores e programas estratégicos

por Virginia publicado 03/03/2023 21h08, última modificação 03/03/2023 21h08
Participaram das atividades os alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e os ingressantes por meio do processo seletivo e vestibular. Ainda serão recepcionados, ao longo do mês de março, os aprovados por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Encerra-se nesta sexta-feira, 3, a Semana de Acolhimento dos Alunos do Campus Boa Vista (CBV). O período de recepção foi coordenado pela Diretoria de Ensino (Diren) e contou com palestras sobre temas variados ligados ao funcionamento da unidade de ensino do IFRR.

Para o diretor de Ensino do CBV, professor Ananias Noronha Filho, o evento de acolhimento denota a importância da chegada dos novos alunos e dos veteranos. “Todos os setores ligados ao ensino estão participando de maneira integrada do acolhimento. Acreditamos que, vencido o ano de 2022, quando retornamos da pandemia, os níveis de ansiedade eram muito altos, assim como as incertezas, mas a percepção que temos é que agora, em 2023, todas as dificuldades estejam sendo superadas. Então, agora realizamos a retomada efetiva da rotina acadêmica para que os alunos se sintam cada vez mais seguros quanto à vida acadêmica”, disse.

A programação foi organizada em duas partes. Na primeira, que teve como palco o auditório da unidade, foram apresentados aos alunos, de forma resumida, o histórico do IFRR; o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), destacando a missão, os valores e a visão institucional; os cursos e os níveis de ensino ofertados; os setores estratégicos e as respectivas equipes; os programas de fomento à pesquisa e extensão; os auxílios da assistência estudantil; o regime disciplinar; a Organização Didática do IFRR; e o calendário acadêmico. Na segunda, foram atendidos pelas coordenações de cursos e pelos professores.

“Esse momento de palestras e apresentações é de fundamental importância, pois nele abordamos ainda as novas normas, as regulamentações e os protocolos adotados pela instituição, que impactam a vida dos estudantes, a exemplo da Organização Didática do IFRR, recém-aprovada; o regime disciplinar estudantil, bem como o sistema acadêmico, que agora migrou integralmente para o Sistema Unificado de Administração Pública (Suap). Outras ações estão sendo coordenadas com foco no ensino. Neste início de ano letivo, também estamos recebendo novos professores substitutos contratados para suprir as necessidades de algumas áreas específicas. Portanto, temos a certeza de que estamos buscando atender, com a qualidade e a atenção necessária, toda a comunidade acadêmica. Este ano será de consolidação das estratégias e das metodologias adotadas para vencer os desafios da pós-pandemia”, explicou Noronha.

3/3/23