Seminário organizado pelo curso Técnico em Secretariado aborda educação empreendedora
Os alunos do curso Técnico em Secretariado integrado ao ensino médio, turma 13631, do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR) realizam, no período de 14 a 17 de setembro, de forma on-line, o “Seminário Interdisciplinar de Educação Empreendedora: possibilidades e desafios", como atividade prática de encerramento das disciplinas Empreendedorismo, Noções de Evento e Projetos, ministradas, respectivamente, pelas professoras Elisângela Costa, Heloane Borges e Tatiana Lopes.
Durante as aulas, os alunos foram estimulados a organizar um evento, direcionado à turma e a convidados, com a temática do empreendedorismo, colocando em prática os conhecimentos teóricos e desenvolvendo habilidades e competências previstas nas três disciplinas.
A professora Elisangela Costa afirma que a atividade integrada colabora para um aprendizado mais significativo. "Esse evento torna-se relevante, pois oportuniza o exercício da criatividade, da crítica e da reflexão, no processo de ensino e aprendizagem, proporcionando um aprendizado mais significativo aos discentes, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia e integração do conhecimento", disse.
Para a aluna Yasmim Oliveira Gonçalves, a atividade prática de elaboração do evento foi uma tarefa de grande aprendizado, alinhando a teoria à prática. “Aprender que elaborar um evento on-line é muito mais que apenas organizar uma reunião via Google Meet, pois serviu para abrir nossas mentes e despertar curiosidade acerca dos componentes integrados de organização de eventos, empreendedorismo e projetos. Com certeza, mais válida do que o próprio aprendizado é a semente do "querer aprender mais", que, na minha opinião, foi plantada no decorrer das atividades integradas”, contou.
Os temas a abordados no seminário são empreendedorismo de negócios e as influências da tecnologia na cultura organizacional; empreendedorismo social na pandemia: benefícios e dificuldades; empreendedorismo startup; e os desafios do intraempreendedorismo nas instituições públicas e privadas.