STARTUP – Soluções tecnológicas visam melhorar diversos aspectos da vida em sociedade
Trinta e três alunos do 3.° ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR) desenvolveram seis importantes soluções tecnológicas por meio do projeto Startup.
Os projetos foram apresentados para a comunidade acadêmica nos dias 23 e 24 de novembro, quando os estudantes fizeram a defesa dos relatórios de estágio em formato de projeto final de curso para as bancas avaliadoras.
Participaram das bancas o coordenador do curso Técnico em Informática, Renner da Silva Sadeck, e os professores Arnóbio Ferreira da Nóbrega, Emilio Luiz Faria Rodrigues e Talles Dino Monteiro Figueiredo. O evento de culminância dos projetos também contou com a participação de mais de 40 alunos do curso e de familiares; da diretora-geral do CBV, professora Joseane Cortez; da professora da disciplina de Empreendedorismo do curso, Tatiana Silva Lopes; do pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, professor Adnelson Jati Batista; e do pedagogo do Departamento de Apoio Pedagógico (Dape/CBV) Rodrigo Viana Bezerra.
De acordo com Sadeck, o projeto final de curso, assim como sua defesa perante uma banca avaliadora, está previsto no Plano Pedagógico do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio como alternativa de requisito para a conclusão do curso, em substituição ao estágio obrigatório, que esteve suspenso no período da pandemia. “Os projetos finais de curso foram desenvolvidos no âmbito do Startup, que é uma ação de cunho pedagógico destinada aos alunos formandos do curso que visa integrar as disciplinas técnicas, tais como Engenharia de Software, ministrada pelo professor Arnóbio da Nóbrega, Programação Orientada a Objetos, ministrada pelo professor Renner Sadeck, e Análise e Projeto de Sistemas, ministrada pelo professor Emílio Rodrigues, com as disciplinas que envolvem o mundo do trabalho, como Empreendedorismo, ministrada pela professora Tatiana Lopes. Tal proposta possibilita que os alunos tenham contato com o mundo do trabalho, gerando soluções tecnológicas que visem melhorar a vida em sociedade”, disse.
Conheça as equipes e as soluções desenvolvidas por elas:
Equipe BookSearch: composta pelos alunos Álefe Alves da Costa, Delwin Axaiel Sarmento Monteiro, Ian Rhauan Rodrigues Oliveira, Letícia da Silva Barros, Sérgio Kauã de Oliveira Souza e Victor Sousa de Medeiros, desenvolveu o protótipo de um site para facilitar o acesso a livros e endereços físicos e virtuais de bibliotecas, ou até mesmo a endereço de sites confiáveis para a compra de livros, e, com isso, aumentar o número de leitores assíduos.
Equipe RevisaStudy: composta pelos alunos Camila Vitoria Morais Silva, Djany Ayslane da Silva Lourenço, Emanuele Pereira Lopes, Hubert Kaab Souza da Silva, Manuela da Silva Roque e Vinicius Kauã de Queiroz Macedo, desenvolveu o protótipo de um site que é um programa de ensino que, por meio de questionários/exercícios práticos e rápidos, busca aumentar o nível de fixação de conteúdo e o raciocínio lógico, funcionando de maneira complementar e aumentando o nível de leitura, pensamento crítico e interpretação por meio de uma comunidade literária em que um contribui para o saber do outro.
Equipe LookBus: composta pelos alunos Beatriz Alverne dos Santos, Daniel da Silva Nobre, João Victor de Araújo Costa, Juhan Lucas Cirilo Raposo e Kamylla Vitoria Sousa Araújo, desenvolveu o protótipo de uma aplicação mobile que tem como objetivo tornar mais viável o uso do transporte coletivo público, atenuando qualquer tipo de transtorno do usuário. Basta este entrar no app, selecionar a linha de sua preferência, que terá acesso à trajetória do ônibus, aos pontos de parada e à respectiva localização.
Equipe Notif: composta pelos alunos Alexsandro Wladimir Vasconcelos Sant’Ana, Heverlyn Silva de Oliveira, Lucas Sousa Kuligowski, Vivian Maia Souza e Yaleidi Rosimar Rondón Cassiani, desenvolveu o protótipo de uma aplicação mobile que notifica aos estudantes os próximos eventos, de maneira on-line, sendo gerida por um administrador da agenda, bem como permite que tanto os estudantes como os professores compartilhem links e mensagens para auxiliar no entendimento do conteúdo de eventos próximos.
Equipe ÔnibusGo: composta pelos alunos Gildasio Barros da Silva, José Carvalho Neto, Juan Willmar Delgado Mafra e Marcos Vinícius de Morais Gomes, desenvolveu o protótipo de uma aplicação mobile que rastreia as diversas rotas dos ônibus urbanos, informando aos usuários os horários de embarque e desembarque, a periodicidade de ônibus em cada linha e os horários do dia, tudo em tempo real, avisando sua chegada por meio de um alarme no celular ou outro equipamento eletrônico que o próprio usuário poderá configurar no aplicativo. Aliado a essas funcionalidades, com o ÔnibusGo o usuário também poderá recarregar o cartão-transporte, gerenciar o saldo de sua conta, colocando créditos, quando for necessário, e fazer o pagamento de sua passagem.
Equipe Map Health: composta pelos alunos Ana Karolina Souza Lima, Lucas Matheus Oliveira de Albuquerque, Vitória Kamilly Lago Soares, Tainara Ribeiro de Souza, Erika Monnik Almeida Caetano, Gustavo Araújo Soares e Gustavo Soares dos Reis, desenvolveu o protótipo de uma aplicação mobile para auxiliar as pessoas a contatar locais destinados ao atendimento de enfermos ou feridos, como hospitais, farmácias e postos de saúde, além de facilitar a identificação do estabelecimento mais adequado para as complicações do paciente. O aplicativo também conta com diversas funcionalidades destinadas a tornar o encontro desse local e a viagem até ele mais acessíveis e convenientes, incluindo uma barra de pesquisa e um mapa interativo capaz de calcular rotas até o destino escolhido.
Para Sadeck, o resultado dos projetos apresentados superou as expectativas dos organizadores. “O sucesso das defesas dos projetos coroou todo o trabalho e o esforço feito pelos alunos e pelos professores durante o ano de 2022, apesar de todas as dificuldades ocasionadas pelo período de pandemia”, finalizou.