Agência de Inovação do IFRR recebe equipe do Sebrae-Acre no ambiente de inovação do Campus Boa Vista Zona Oeste

por Laura publicado 16/08/2022 13h49, última modificação 16/08/2022 13h49
Objetivo é fortalecer as ações de inovação e empreendedorismo nos ecossistemas locais do estado

Nesta segunda-feira, 15, a Agência de Inovação do Instituto Federal de Roraima (Agif-IFRR) recebeu a visita de dois consultores do Sebrae-Acre no ambiente de inovação localizado no Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO). Além de gestores da Agif, participaram da ação professores dos Campi Boa Vista e Boa Vista Zona Oeste, além do analista técnico do Sebrae-Roraima Fransllyn Nascimento.

A iniciativa, conforme explicou a professora Karla Santana, diretora da Agência de Inovação do IFRR, é resultado de mais uma parceria entre o Sebrae-RR e o instituto, e visa fortalecer as ações de inovação e empreendedorismo nos ecossistemas locais do estado. No CBVZO, unidade visitada, atualmente são realizadas atividades da incubadora institucional Koneka, que estimula a criação e o desenvolvimento de pequenas empresas com atividades voltadas à inovação, e do laboratório IFMaker, cujo estímulo está voltado para a criação e o desenvolvimento do empreendedorismo e da inovação, possibilitando que os estudantes transformem teoria em prática por meio da cultura do it yourself (faça você mesmo).

O analista e técnico do Sebrae-Acre Alex Lima explicou que esse tipo de parceria (entre o Sebrae e os institutos federais) é fundamental. “Cada ator, na sua área, colabora para que os ecossistemas cresçam e as empresas se desenvolvam, e todo mundo ganha com isso”, disse, complementando que esse é o caminho para o crescimento de negócios, os quais, com a conexão entre instituições, têm potencial para desenvolver melhores ideias e contribuir para o desenvolvimento do estado onde estão inseridos.

Fransllyn Nascimento, analista técnico Sebrae-RR, contou que a vinda dos consultores do Acre foi voltada para a troca de ideias, além de trazer uma visão de fora e levar os ecossistemas locais e as boas práticas do IFRR para outro estado. “Os próximos passos serão muitas coisas interessantes para este ano e para 2023, com ações cada vez mais integradas, para otimizar nosso tempo, nossos recursos e ter resultados, ter densidade de empreendimentos inovadores, que é possível, principalmente, com essa integração de atores estratégicos do ecossistema. E o IFRR é um deles”, revelou.

O professor do CBVZO Wilson Alves, que está à frente das atividades de inovação e empreendedorismo na unidade, compartilhou que a reunião foi produtiva e trouxe novas perspectivas para a atuação das instituições nessas áreas. “Essa troca foi muito salutar e colabora para a implementação dos nossos projetos. Com a conversa de hoje, conseguimos aprender muita coisa, conhecer algumas ações desenvolvidas lá que podem ser trazidas pra cá, já que vivemos no conceito de inovação aberta”, relatou.

Alves explicou que o próximo passo é envolver a comunidade externa. “Ainda este ano, queremos abrir nossas portas, seja para outras instituições, seja para a nossa própria vizinhança, com a proposta de tornar esse ambiente um ambiente de troca de conhecimento, onde não só nossos estudantes possam usufruir, mas também toda a comunidade”, disse.

Ascom/Reitoria
Fotos: Gildo Júnior