AVA/Moodle é atualizado e ambiente ganha novas melhorias

por Laura publicado 31/08/2022 11h56, última modificação 31/08/2022 11h56
Entre as novidades estão atualizações que contribuem para a inclusão de usuários surdos e com dislexia

Com a atualização realizada em 29 de agosto no tema do sistema Moodle, estudantes, servidores e administradores do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Instituto Federal de Roraima (IFRR) agora podem contar com um ambiente mais limpo e intuitivo.

Um novo design de rodapé foi feito para torná-lo compacto, mas ainda com todos os dados importantes disponíveis, como contatos, mídias sociais, links para os aplicativos mobile e contato de suporte. Além disso, a página de login pode ter uma ou duas colunas, dependendo dos elementos que o AVA/Moodle possui.

Na primeira página, os cartões de curso receberam um cuidado especial: a tela foi expandida, e agora a categoria do curso ganhou um lugar especial, indo para a imagem de destaque. Também são novidade as opções para aumentar e diminuir o tamanho da fonte do site, e para escolher tipos diferentes de contraste de texto.

Com foco na acessibilidade, há a opção de escolher entre a fonte padrão e a fonte OpenDyslexic¸ uma nova fonte de código aberto criada para aumentar a legibilidade para leitores com dislexia. Já a instalação do VLibras garante aos usuários um conjunto de ferramentas gratuitas e de código aberto que traduz conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) do português para a Libras, tornando computadores, celulares e plataformas web mais acessíveis às pessoas surdas.

De acordo com o analista de Tecnologia da Informação do IFRR Fábio Rodrigues dos Santos, as melhorias aplicadas vão ao encontro dos instrumentos do Inep de avaliação institucional, de credenciamento e recredenciamento de cursos superiores na modalidade EAD. “Essas melhorias no design do Moodle não comprometem sua usabilidade; ao contrário, tornam o ambiente muito mais atrativo, compatível com a identidade visual institucional e com ótimas ferramentas de acessibilidade”, explicou.

Santos esclareceu ainda que as melhorias só foram possíveis graças ao projeto do tema Moodle Moove e à oportunidade de a equipe da Coordenação de Tecnologia e Suporte do Ambiente Virtual de Aprendizagem (Cotec), vinculada à Diretoria de Políticas de Educação a Distância (Dipead), participar dos encontros de usuários promovidos pela comunidade do Moodle Brasil e de testes realizados em ambiente controlado. “Também se faz necessário citar O Vlibras, que é o resultado de uma parceria entre o Ministério da Economia (ME), por meio da Secretaria de Governo Digital (SGD), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (Lavid)”, pontuou.

Ascom/Reitoria
31/8/2022