Comissão divulga resultado da submissão de trabalhos para a Semei 2019
A Comissão Organizadora da Semana de Empreendedorismo e Inovação (Semei) 2019 do Instituto Federal de Roraima, que ocorre de 16 a 21 de setembro, divulgou o resultado da avaliação da submissão de trabalhos que serão apresentados em 19 de setembro, durante o evento. Foram cinco trabalhos submetidos à avaliação do corpo técnico científico ad hoc, sendo quatro selecionados.
Os trabalhos relatam experiências exitosas em empreendedorismo ou inovação. A apresentação vai ocorrer dia 19, a partir das 10h30, no Sebrae-RR, no Edifício Airton Dias (auditório Macunaima), próximo à maternidade. As experiências também farão parte da primeira edição da Revista Eletrônica de Empreendedorismo e Inovação do IFRR (Remi).
De acordo com o coordenador de Empreendedorismo e presidente da Comissão Organizadora da Semei 2019, Wilson Alves Filho, os trabalhos deveriam relatar experiências exitosas em empreendedorismo ou inovação, os dois eixos do evento, realizadas no Estado de Roraima. Os relatos deveriam conter escrita, descrição e reflexão sobre experiência relacionada a um dos dois eixos temáticos, indicando o que ela representou para os sujeitos envolvidos.
Alves explicou que, para aprovação, os trabalhos deveriam ter nota igual ou superior a 7. Entre os critérios utilizados estavam contribuição para o conhecimento e/ou resolução de problemas práticos; adequação com o eixo temático proposto para a Semei 2019; e qualidade geral do texto (equilíbrio entre profundidade/amplitude, estrutura da apresentação, clareza da redação/correção gramatical).
O coordenador afirma que, embora tenha havido pouca quantidade de trabalhos submetidos, o objetivo foi alcançado, visto que se conseguiu atender às duas temáticas propostas, ou seja, empreendedorismo e inovação. "Será muito interessante poder reunir em uma revista trabalhos de docentes e estudantes do IFRR e de outras instituições, caracterizando que realmente estamos conseguindo sensibilizar e alcançar, de alguma forma, todos os públicos", disse.
Os trabalhos submetidos foram avaliados com as seguintes notas:
– Ação antioxidante de extratos dos frutos de palmeiras da região Amazônica no biodiesel: 9,6.
– Técnicas em vendas: uma ferramenta estratégica no mundo dos negócios – um projeto que deu certo: 8,5.
– A criação de startups como modelo de empreendedorismo no curso de Informática do Instituto Federal de Roraima: 8,4.
– Empreendedorismo socioambiental: uma abordagem transdisciplinar nos cursos técnicos integrados do Campus Boa Vista Zona Oeste: 7,0.
– Cultivo integrado de peixes e hortaliças para o autoconsumo familiar em áreas urbanas e rurais do município de Amajari-RR: 6,8.