Coordenação de Qualidade de Vida do IFRR faz levantamento de talentos de servidores

por Rebeca publicado 17/04/2020 13h51, última modificação 17/04/2020 13h51
O servidor pode ofertar a atividade em qualquer unidade do IFRR, caso deseje e tenha disponibilidade. Se tiver interesse em fazer parte desse time de talentos, a CQVSS solicita que responda ao questionário on-line disponível no seguinte link https://forms.gle/nnH9BQncxHD1nWb26.

A Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), por meio da Coordenação de Qualidade de Vida e Seguridade Social (CQVSS), está realizando levantamento dos talentos dos servidores para somar esforços nas ações de qualidade de vida. São atividades culturais, esportivas, entre outras, em que o servidor pode dedicar o seu talento, dentro do seu horário de trabalho, para cuidar do outro.

O servidor pode ofertar a atividade em qualquer unidade do IFRR, caso deseje e tenha disponibilidade. Se tiver interesse em fazer parte desse time de talentos, a CQVSS solicita que responda ao questionário on-line disponível no seguinte link  https://forms.gle/nnH9BQncxHD1nWb26.  É simples, rápido de responder e não precisar estar logado no e-mail. O documento ficará disponível até 18 de maio.

A ação conta com a parceria da Diretoria e das Coordenações de Gestão de Pessoas, das Comissões Internas de Saúde e Segurança do Servidor Público (Cissps) e da Equipe Multiprofissional de Vigilância e Promoção da Política de Saúde e Segurança do Servidor do IFRR (Pass/IFRR), que estarão juntas com o servidor na organização e na promoção da atividade. Será necessária a anuência da chefia imediata.

Quem relata sua experiência de ser colaboradora das ações da Pass é a técnica em assuntos educacionais Sammya Faria Adona. Com uma das formações, Licenciatura em Educação Física pelo IFRR, ela associou a paixão pela música e dança e esteve à frente do Mega Ritmos, desenvolvido na Reitoria, às quartas-feiras, com aulas de dança de vários ritmos.

A atividade contribuiu para a socialização de servidores, a interação entre setores, além da própria atividade física, que melhora a autoestima, a disposição no trabalho, a qualidade de vida e o bem-estar. “Foi muito gratificante poder contribuir com ações voltadas para o servidor”, disse.

 

 

Conheça um pouco da história da implementação da Pass/IFRR

 

A fim de atender à gestão da saúde e da segurança do servidor, em 2014 foi criada a Coordenação de Qualidade de Vida e Seguridade Social (CQVSS), ligada à Diretoria de Gestão de Pessoas/Reitoria IFRR, com o objetivo de desenvolver programas e projetos de qualidade de vida e bem-estar para os servidores do IFRR, em seu ambiente de trabalho, em conjunto com os campi, focalizando as dimensões física, psicológica e social, bem como o controle dos riscos ambientais e físicos.

Em 2014, a CQVSS foi responsável em promover a elaboração coletiva (com representantes de docentes e técnicos administrativos de todas as unidades do IFRR) da Política de Atenção à Saúde e à Segurança do Servidor (Pass/IFRR), que resultou na aprovação da Resolução 282/Consup, de 17 de fevereiro de 2017. Todavia, antes da aprovação da política, as unidades ofertavam as ações aos servidores por meio das Comissões Internas de Qualidade de Vida.

Em 2019, a CQVSS intensificou os trabalhos para a continuação da implantação da política, contando com a colaboração e a dedicação dos servidores, conseguiu implantar, em cada unidade do IFRR, a Comissão Interna de Saúde e Segurança do Servidor Público (Cissp) e a Equipe Multiprofissional de Vigilância e Promoção da Pass, previstas na Pass. Nesse mesmo ano, realizou a capacitação desses servidores para a atuação adequada na Pass.

Uma das atividades ofertadas pela Pass de maior adesão são os Jints, que em 2019 tiveram 556 servidores participantes em diversas modalidades esportivas, com os torneios ocorridos nos cinco campi do IFRR. Nesse mesmo ano, foi realizada, em todas as unidades, a I Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), no período de 12 a 16 de agosto, com cerca de 60 servidores participantes.

Outro projeto, o de Bem com a Vida, também foi ofertado quinzenalmente, no período de setembro a dezembro de 2019, com cerca de 30 servidores participantes, contando com a colaboração de 12 profissionais internos e externos no planejamento e na execução. Essas atividades são somadas às realizadas, individualmente, pelas unidades.

 
Ascom/Reitoria                                             
Colaboração: Tatiana Sodré
Foto: Divulgação
16/4/2020
« Abril 2024 »
month-4
Do Se Te Qu Qu Se Sa
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4