EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – Servidores recebem capacitação em Design Instrucional

por Laura publicado 30/11/2018 14h45, última modificação 30/11/2018 14h45
O treinamento ocorre nos dias 4 e 5 de dezembro, na sala de reuniões da Reitoria, em horário normal de expediente

Servidores do Instituto Federal de Roraima (IFRR) que atuam nas ações de ensino na modalidade de Educação a Distância (EAD) participam, nos dias 4 e 5 de dezembro, de treinamento em Design Instrucional (DI), na sala de reuniões da Reitoria, em horário normal de expediente.

O objetivo é capacitar as equipes que atuam na Educação a Distância para que apliquem, na prática, os conceitos que envolvem a metodologia do desenho e a gestão dos processos de execução na EAD. O curso está sob a coordenação da Diretoria de Políticas de Educação a Distância (Dipead) do IFRR.

Ao todo, serão 12 participantes executores das políticas de EAD dos Campi Amajari, Novo Paraíso, Boa Vista e Avançado Bonfim. Entre eles estão os coordenadores de cursos e os gestores de ensino dessa modalidade. Todos vão atuar como disseminadores de conhecimento.

A diretora da Dipead, Maria Betânia Grisi, explicou que essa é a primeira vez que o treinamento em DI é realizado. Para tanto, houve investimento na ordem de R$ 12,6 mil. A intenção é melhorar a atuação dos diferentes atores envolvidos no processo.

Conforme Betânia, o design instrucional orienta pedagogicamente sobre as estratégias de ensino nessa modalidade, as metodologias de ensino, a organização de fluxo, a montagem da sala virtual, o acompanhamento de aprendizagem, a elaboração de material didático impresso e digital, a fim de que se cumpram os objetivos educacionais propostos. “A ação converge com as estratégias da instituição para a permanência e o êxito dos alunos da Educação a Distância. Por ser uma modalidade de ensino permeada de desafios, capacitar as equipes caracteriza-se como importante recurso para a apropriação de conhecimento sobre a modalidade e para a organização dos serviços prestados por meio da EAD”, complementou.

Depois da capacitação, a expectativa é que os conhecimentos ajudem as equipes, em cada uma das unidades, a desenvolver melhor as ações. Muito embora a atenção especial seja para a internet, a diretora lembra que a qualidade do ensino também está respaldada nas estratégias que os profissionais estabelecem em cada ação. “Com certeza, um dos grandes benefícios da capacitação será auxiliar no desenvolvimento dos trabalhos realizados nas unidades”, disse.

Rebeca Lopes
Ascom/Reitoria