Equipe do Instituto Federal do Amapá participa de seletiva da WorldSkills em Boa Vista

por Antonio Evaldo Soares publicado 08/07/2016 20h10, última modificação 11/07/2016 13h00

Terminou, nesta sexta-feira, dia 8, a etapa de seleção da WorldSKills em Boa Vista, capital de Roraima, na ocupação Redes de Cabeamento Estruturado. Ao longo de julho e agosto, deverão ser realizadas 44 provas em 32 cidades para selecionar os melhores alunos de educação profissional que representarão o Brasil na maior competição mundial do gênero.

Foto: Nenzinho Soares.

O evento, coordenado pelo Senai-RR, reuniu equipes como a do Instituto Federal do Amapá (IFAP), formada pela estudante do curso Técnico em Rede de Computadores Cíntia Santiago, de 19 anos, e pela professora de Informática e pró-reitora de Extensão, Érika Bezerra.

Érika explicou que esta foi a primeira participação do IFAP em uma seletiva da WorldSkills. “Sem dúvida, foi um momento de muita aprendizagem. Agora sabemos exatamente o que é a competição e os passos que deveremos seguir para melhorar nosso desempenho, de modo a auxiliar, de fato, na formação profissional dos nossos estudantes, para que eles alcancem o nível cobrado nos padrões internacionais”, disse.

Foto: Nenzinho Soares.

Cíntia também avaliou positivamente a experiência, ainda que não tenha sido a vencedora. “O momento foi único, e, independente do resultado, fiquei muito feliz em participar. Espero poder repassar todo o conhecimento e prática adquiridos aos meus colegas e, na próxima edição, contribuir para a participação dos estudantes do IFAP”, afirmou.

Este ano, a seletiva ocorre em um novo formato, em que as provas se realizam em diversas cidades do Brasil escolhidas para sediar, ao menos, uma ocupação cada. Participam jovens com até 21 anos, que precisam demonstrar habilidades individuais e coletivas para responder aos desafios de suas ocupações dentro de padrões internacionais de qualidade.

WorldSkills – É uma competição mundial de educação profissional realizada a cada dois anos. A próxima edição ocorre de 14 a 18 de outubro de 2017, em Abu Dabhi, nos Emirados Árabes, onde os melhores alunos de mais de 60 países das Américas, da Europa, da Ásia, da África e do Pacífico Sul disputarão medalhas em modalidades que correspondem às profissões técnicas da indústria e do setor de serviços.

Laura veras
CCS/Reitoria