IFRR – Palestra sobre o papel da mulher na sociedade e vídeos sobre histórias de servidoras são destaque na programação da Semana da Mulher

por Sofia Lampert publicado 07/03/2023 14h05, última modificação 07/03/2023 19h41
Com ações nas áreas de saúde, estética e educação, a programação interna é voltada para servidoras, estudantes e terceirizadas. Já a programação virtual, transmitida nas redes sociais, é direcionada para o público feminino em geral

 

Nesta segunda-feira, 6, o Instituto Federal de Roraima (IFRR) iniciou uma agenda com diversas atividades alusivas à Semana da Mulher. Com ações nas áreas de saúde, estética e educação, a programação interna é voltada para servidoras, estudantes e terceirizadas. Já a programação virtual, transmitida nas redes sociais, é direcionada para o público feminino em geral. 

 

AGENDA VIRTUAL

Haverá palestra para a comunidade em geral, nesta quinta-feira, 9, com o tema "Lugar de mulher é onde ela quiser: a ampliação e os desafios da mulher nas diversas instâncias da sociedade". Ela será proferida pela socióloga Nelita Frank e transmitida pelo canal do IFRR no YouTube.

Organizada pela Coordenação de Qualidade de Vida e Seguridade Social (CQVSS), a palestra tem como objetivo discutir o protagonismo da mulher na sociedade brasileira, haja vista as conquistas obtidas pela população feminina depois de  anos de  lutas sociopolíticas. 

Outra atração da programação virtual será a exibição de vídeos com servidoras do instituto falando brevemente sobre sua biografia, marcada pela resiliência. Elas compartilham desafios enfrentados, revelando que o trabalho, entre outros fatores, as ajudou na superação. A produção do material é uma realização da Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional (Ascom) e a divulgação será feita  no perfil do IFRR no Instagram e no Facebook (@ifrroficial). 

 

PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL 

Unidades da Capital 

A ações a serem realizadas na Reitoria e nos Campi Boa Vista (CBV) e Boa Vista Zona Oeste (CBVZO) foram organizadas pela Coordenação de Qualidade de Vida e Seguridade Social (CQVSS), tendo o apoio de diversas organizações para a oferta dos serviços disponibilizados para o público interno. Confira a agenda no card abaixo: 

 

Ainda nesta quarta, 8, o auditório do CBV será palco do lançamento do livro Experiências multidisciplinares: sociodiversidade e biodiversidade na Amazônia. A programação contará com uma agenda bastante variada e deve, em parte, destacar o papel da mulher no âmbito científico, cultural e artístico. Veja a programação e o local de inscrição aqui

 

Unidades do Interior

Campus Amajari 

A programação no Campus Amajari será concentrada nesta quarta-feira, 8. Ela inclui mostras de pesquisas, atividades culturais e esportivas, além de palestra, todas realizadas no malocão da unidade. Veja a agenda no material de divulgação a seguir: 

 

Além disso, no decorrer do mês os professores do CAM irão discutir com os estudantes o filme “Adoráveis Mulheres”, longa-metragem premiado no Oscar de 2020. Ele traz uma discussão sobre as possibilidades do destino das mulheres no período da guerra civil norte-americana. 

A organização da agenda da unidade envolveu diversos setores, incluindo a Direção-Geral, o Departamento de Ensino, a Coordenação de Assistência Estudantil, o Grêmio Estudantil, entre outros. 

 

Campus Avançado Bonfim

O CAB preparou uma agenda especial para esta quarta, 8, destinada às mulheres da unidade de ensino. Ela começa com um café da manhã às 9 horas. Logo após, participa da programação um convidado especial, o maquiador Josué Oliveira.

Ele vai conduzir a roda de conversa "A importância da maquiagem para a autoestima feminina", agendada para o horário das 9h30 às 10h. Em seguida, para fechar as atividades da manhã, o profissional irá ministrar uma oficina sobre automaquiagem.

 

Novo Paraíso 

Organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena do Campus Novo Paraíso (CNP/Neabi), toda a programação será realizada no espaço cultural da unidade. 

 

Nesta terça, 7, a partir das 10 horas, haverá a roda de conversa “Vozes Femininas no IFFR/CNP”, com mediação da professora Claudina Silva. Já na quarta, 8, terá um painel para registro fotográfico, exibição de vídeos produzidos na unidade e  apresentações musicais. 

 

Momentos de pausa e reflexão

Com programação voltada para comunidade acadêmica, principalmente para o público feminino, a instituição buscou organizar uma agenda que incluísse também momentos de cuidados com a  saúde e a beleza, além de reflexão sobre o papel da mulher na sociedade atual.  

Em caso de dúvidas e/ou sugestões, estudantes, servidoras e público externo devem fazer contato com a equipe organizadora da programação da unidade à qual estejam vinculados ou por meio da ouvidoria institucional

 

 

Texto: Sofia Lampert
Revisão textual: Antonio Matos 
Cards: Simone Moreira 
Ascom/Reitoria
7/3/2023

 

« Abril 2024 »
month-4
Do Se Te Qu Qu Se Sa
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4