IFRR e Ifro firmam acordo de cooperação técnica para fortalecer a educação a distância

por Laura publicado 16/03/2022 18h42, última modificação 16/03/2022 18h42
Uma cerimônia de afirmação simbólica será realizada nesta quinta-feira, 17, a partir das 9 horas, na sede da Reitoria do IFRR

A reitora do Instituto Federal de Roraima (IFRR), professora Nilra Jane Filgueira, e o diretor de Ensino a Distância do Instituto Federal de Rondônia (Ifro), Aloir Pedruzzi Júnior, se reúnem nesta quinta-feira, 17, a partir das 9 horas, na sala de reuniões da Reitoria do IFRR, para tratar do acordo de cooperação técnica firmado entre as duas instituições.

O acordo objetiva a realização, ao longo dos 24 meses em que estiver em vigor, de atividades de elaboração, execução e coordenação do projeto de criação de um Centro de Referência em Educação a Distância (Cread) para o IFRR. A iniciativa irá ajudar a instituição a expandir e interiorizar sua atuação no estado, ampliando as oportunidades de formação continuada de professores das redes públicas municipais e estadual, além de propiciar maior oferta de cursos para a população em geral.

Em novembro de 2021, profissionais da instituição fizeram uma visita técnica a Rondônia para conhecer a estrutura, a logística e a administração do Campus Porto Velho Zona Norte e o trabalho da Diretoria de Educação a Distância na Reitoria do Ifro. À época, a diretora de Políticas de Educação a Distância do IFRR, Solange Almeida, destacou a expertise da instituição rondoniense em EAD e falou como a experiência ajudou no entendimento das questões normativas, tecnológicas, logísticas e estruturais específicas de estados da Região Norte.

A reitora do IFRR, professora Nilra Jane Filgueira, explica o que representa para a instituição esse importante passo. “O Ifro é referência em educação a distância na Região Norte, e muito nos honra firmar esse acordo, uma vez que estamos em processo de expansão dessa modalidade de ensino no IFRR e buscando apoio do MEC e dos nossos parlamentares para a criação de Centros de Referências em EAD.  Poder contar com o apoio de instituições da Rede Federal Profissional e Tecnológica é importante para a concretização dos nossos planos e, neste caso, para o fortalecimento do processo educacional do Norte do País”, disse.

Atualmente, por meio da EAD, o IFRR está presente em 13 municípios do Estado de Roraima, graças à atuação de seus cinco campi e dos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), o que confirma a demanda por cursos na modalidade e a preocupação institucional em expandir a sua estrutura organizacional, que hoje é composta por núcleos promotores de desenvolvimento, suporte técnico e pedagógico nas unidades de ensino. Somente em 2021, foram mais de mil vagas ofertadas em cursos de formação inicial e continuada na EAD.

VISITA TÉCNICA – Nesta quarta-feira, 16, Aloir Pedruzzi Júnior visita o Campus Boa Vista, onde se reúne com gestores da unidade para falar de assessoria na oferta de cursos na modalidade EAD. No dia 17, quinta-feira, depois da cerimônia na Reitoria do IFRR, ele continua a agenda de visita às unidades de ensino conhecendo a estrutura do Campus Boa Vista Zona Oeste, onde a pauta será a oferta de cursos de formação inicial e continuada em EAD. No dia 18, sexta-feira, ele encerra a passagem por Roraima no Campus Novo Paraíso, localizado no sul do estado, para discutir temas como o projeto de implantação do Cread-Rorainópolis e a organização de cursos MOOC, tipo de curso aberto ofertado por meio de ambientes virtuais de aprendizagem.

Ascom/Reitoria
16/3/2022