IFRR ratifica seu papel social na 46ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas

por Laura publicado 16/03/2017 13h20, última modificação 16/03/2017 13h25
O encontro durou quatro dias e foi realizado no Lago Caracaranã, no Município de Normandia. Representando o Instituto Federal de Roraima, participaram do evento, na segunda-feira, dia 13, a reitora, Sandra Mara Botelho o pró-reitor de Extensão, Nadson Castro dos Reis, e a Coordenadora Pedagógica do Programa Saberes Indígenas, Raimunda Rodrigues

Objetivando discutir ações/estratégias para melhorias na qualidade de vida e saúde, além de ampliar as ofertas de educação superior e garantir educação básica com qualidade aos povos indígenas, líderes de várias etnias, junto com representantes de instituições das áreas de saúde e educação, reuniram-se, no período de 11 a 14 de março, no Município de Normandia, na 46ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas.

Representando o Instituto Federal de Roraima, participaram do evento, na segunda-feira, dia 13, a convite, a reitora, professora Sandra Mara Botelho, o pró-reitor de Extensão, professor Nadson Castro dos Reis, e a Coordenadora Pedagógica do Programa Saberes Indígenas, professora Raimunda Rodrigues.

A reitora iniciou sua fala explicando aos participantes a composição do IFRR (Reitoria e cinco campi), sua atuação no Estado de Roraima e os estudos de viabilidade técnica que têm sido empreendidos visando à oferta de cursos às comunidades indígenas.

Ela fez alusão aos cursos técnicos desenvolvidos, na forma de educação a distância  (Cooperativismo e Informática), nas Comunidades Indígenas Araçá da Serra, Raposa,  Xumina e Truaru da Cabeceira, bem como na sede do Município do Uiramutã, além da Comunidade Indígena Campo Alegre, na região de São Marcos, Município de Normandia, onde são ofertados os cursos técnicos em Agropecuária e Agente Comunitário de Saúde.

Sobre esse atendimento aos indígenas, a reitora também destacou o trabalho desenvolvido de forma presencial no Campus Amajari, onde quatro alunos da etnia ingaricó concluíram o curso Técnico em Agropecuária em 2016. Hoje a unidade atende três alunos indígenas da Comunidade do Araçá da Serra, todos em regime de internato, com custos ao IFRR no que se refere a alojamento e alimentação.

Ratificando o compromisso do IFRR com o desenvolvimento de políticas públicas voltadas aos povos indígenas, a reitora apontou o trabalho que vem sendo realizado pelo  Comitê de Políticas Indígenas da instituição, que contempla ações de formação continuada a professores no Programa Saberes Indígenas, atendendo cinco etnias. Essas ações são desenvolvidas em parceria com a Universidade Estadual (Uerr), com a Divisão de Educação Indígena (Diei) e com o Centro de Formação de Roraima (Cefor-RR).

No encerramento do seu discurso, Sandra Mara informou que foi designada uma comissão para estudar a possibilidade da oferta de cursos superiores no Município do Uiramutã e nas Comunidades Campo Alegre e Araçá da Serra, Município de Normandia. “O IFRR, instituição pluricurricular e multicampi, tem saído do seu espaço geográfico para atender a demandas específicas. Isso, além de ser um reconhecimento, implica mais responsabilidade, porém entendemos que é dessa forma que estamos cumprindo nosso papel social, à medida que propiciamos uma formação profissional com qualidade”, acrescentou.

Ascom/Reitoria
16/3/2017