Inovação e Tecnologia – IFRR tem dois projetos aprovados em edital de iniciação tecnológica

por Bruna Dionísio Castelo Branco publicado 31/01/2023 17h15, última modificação 31/01/2023 17h20
Edital prevê a seleção de projetos voltados à promoção do empreendedorismo inovador, com foco na Economia 4.0

O Instituto Federal de Roraima (IFRR) teve dois projetos aprovados por meio do Edital de Chamamento Público 88/2022 da SETEC, em parceria com Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). A finalidade do edital é selecionar projetos para apoiar a iniciação tecnológica com foco no ensino de programação e/ou robótica e cultura maker.

O primeiro projeto aprovado é referente ao ensino de programação e raciocínio matemático aplicados à robótica. O projeto atenderá alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas estaduais dos municípios de Amajari, Boa Vista e Bonfim, por meio de mini-cursos com 20 horas de carga horária. Conforme a coordenadora do projeto, professora Karla Tabosa, os alunos terão a oportunidade de desenvolver o raciocínio lógico por meio da resolução de problemas matemáticos. “Eles vão utilizar a programação e a robótica, proporcionando um aprendizado multidisciplinar das áreas envolvidas”, disse a docente.

A proposta receberá financiamento de R$ 82 mil para a compra de equipamentos e pagamento de bolsas para os extensionistas. Atualmente o projeto encontra-se em fase de seleção de alunos bolsistas dos campi do IFRR para atuarem como monitores durante a realização dos cursos.

Outro projeto aprovado tem o título “Zona de Programação”. Este visa apresentar a robótica educacional a estudantes dos anos finais do ensino fundamental de duas escolas estaduais do município de Boa Vista. O objetivo é estimular o interesse dos alunos pelas carreiras técnico-cientificas e tecnológicas, captadas pela nova educação 4.0.

Segundo o coordenador, professor Lee Marcos, os estudantes selecionados farão apresentações regulares em outras escolas. “Assim estarão amplificando e promovendo o debate tecnológico do processo de ensino e aprendizagem no currículo dos estudantes de escolas no entorno do CBVZO, por meio de olimpíadas de robótica nacional, olimpíadas de informática e a mostra nacional de robótica”, disse. O projeto foi aprovado e classificado como suplente e aguarda novos recursos do governo federal para sua viabilização.

Para a diretora da Agência de Inovação do IFRR (AGIF), professora Karla Santana, é importante frisar a participação da agência no destaque a editais como este. “O papel da AGIF é auxiliar a conexão entre as instituições de ciência e tecnologia (ICT’s) , centros de pesquisa e as empresas no qual são estabelecidos mecanismos que incentivam a cooperação voltadas para a produção científica, tecnológica, inovação e empreendedorismo”, afirmou.

Ascom/Reitoria
Fotos: Arquivo