Proex faz visita para acompanhamento de projetos nos campi do IFRR
No período de 18 a 20 de setembro, a Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal de Roraima (IFRR) estará no Campus Novo Paraíso, sul do estado, para uma visita de acompanhamento e monitoramento das atividades desenvolvidas pelos projetos do Programa de Bolsa Acadêmica de Extensão (PBaex) 2019.
A ação iniciou-se pelo Campus Boa Vista, nos dias 9 e 10 de setembro, e segue durante todo o mês de setembro. Os próximos a receberem as equipes da Proex são o Campus Boa Vista Zona Oeste (23 e 24), o Campus Amajari (25 a 27) e o Campus Avançado Bonfim, em data ainda a ser divulgada.
Conforme o pró-reitor de Extensão do IFRR, Nadson Castro, além do acompanhamento e do monitoramento do PBaex, a visita servirá para apresentar a nova coordenação de Relações Internacionais, bem como prestar orientações sobre o relatório final dos cursos de formação inicial e continuada (FIC). A Coordenação de Programas, Projetos e Registros de Extensão também estará presente.
Em cada unidade, três projetos indicados pelos coordenadores de extensão das unidades serão visitados. A intenção é conversar com professores e alunos para saber como anda a execução, os desafios enfrentados e as ações desenvolvidas. “Entendemos ser um momento importante de diálogo e entendimento do que está em desenvolvimento dentro do IFRR em termos de projetos e como esses projetos estão chegando à comunidade, com ações de melhoria da qualidade de vida dessas pessoas”, disse Castro.
O pró-reitor lembrou que este ano foi atípico, visto que o contingenciamento de recursos financeiros afetou a oferta de bolsas de extensão pelo IFRR. Em vez de seis meses, o apoio financeiro, na forma de bolsa de extensão no valor individual de R$ 400,00, como ocorre a cada ano, o pagamento se deu em apenas três meses do primeiro semestre. Esse será um dos assuntos tratados durante a visita, até mesmo para poder alinhar as ações futuras.
Ainda durante as visitas aos campi, a Proex vai abordar o tema “Parcerias institucionais”. O pró-reitor lembrou que em 2018 foi aprovada a Resolução 418, que trata do assunto, apresentando o fluxo de como firmá-las, com glossário conceituando cada tipo. “Ainda há confusão na conceituação desse tema, por exemplo, a maioria das pessoas entende que tudo é convênio, e, na realidade, não é. Convênio é apenas um tipo de parceria”, frisou Castro.