Visita de comitiva do IFRR ao IF Sul de Minas possibilita acesso a conhecimentos sobre cooperativas-escola

por Laura publicado 01/10/2021 18h55, última modificação 01/10/2021 19h38
Profissionais conheceram o funcionamento de duas cooperativas-escola com mais de 30 anos de história. Intenção é contribuir para a criação desses ambientes em unidades do IFRR

Nos últimos dias, uma comitiva de servidores do Instituto Federal de Roraima (IFRR) esteve em visita técnica a unidades do IF Sul de Minas (Reitoria e Campi Muzambinho e Machado), para conhecer ações na área de cooperativismo. A visita faz parte da agenda de atividades de uma comissão intercampi do IFRR que tem trabalhado, desde fevereiro de 2021, para a implantação de cooperativas-escola, postos de vendas e agroindústrias em unidades da instituição.

A comitiva do IFRR foi formada pela pró-reitora de Extensão, Roseli Bernardo, representando a reitora, Nilra Jane Filgueira, e pelos professores Pierre Pinto, Luan Ícaro, Edileusa Santos, Danielle Cunha, Eliselda Corrêa e Fábia Duarte. Durante a visita, os profissionais acompanharam o funcionamento da Cooperativa-Escola dos Alunos da Escola Agrotécnica Federal de Muzambinho (Coopam), criada em 1982, e da Cooperativa-Escola dos Alunos do IF Sul de Minas/Campus Machado (Coetagri), fundada em 1979. Este campus é modelo em atuação como escola-fazenda. Além desse itinerário, a equipe cumpriu agenda na Reitoria do instituto.

Conforme o professor Pierre Pinto, que preside a comissão responsável pela implantação desses ambientes no IFRR, a visita foi importante para a comitiva conhecer in loco uma unidade do tipo em execução e entender seu modus operandi. “Considerando que o IF Sul de Minas tem uma experiência de muitos anos nessa área, pudemos conhecer desde o processo de implantação das cooperativas-escola até aspectos como a sua estrutura de funcionamento, os produtos processados por elas, seu uso como fonte de renda e, principalmente, como se dá o envolvimento dos estudantes”, explicou, complementando que nesses ambientes apenas o excedente não utilizado pelos campi é usado como matéria-prima e comercializado.

Verdadeiros laboratórios de aprendizagem sobre o cooperativismo, as cooperativas-escola visam beneficiar estudantes e a comunidade em geral, proporcionando a valorização de produtos regionais, que se tornam comercializáveis e uma fonte de renda para a instituição, além de oferecer aos estudantes envolvidos experiências baseadas nos princípios cooperativistas, com o devido embasamento técnico.

Conforme a reitora Nilra Jane, a visita mostrou-se importante. "Acredito que o desenvolvimento da nossa instituição inclui esse tipo de parceria. Em nossa gestão,  o IFRR está conectado com toda a Rede Federal. Nossa intenção é promover  melhorias em nossa estrutura  a partir de experiências exitosas de outras instituições. Mas também estamos sempre prontos a apoiar  projetos de nossos servidores que têm como objetivo o fortalecimento do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação",  disse Nilra Jane.

EXTENSÃO – No mesmo período da visita, a diretora de Políticas de Extensão, Articulação e Parcerias do IFRR, Francimeire Sales, e a coordenadora de Programas de Extensão, Eveline Mendes, estiveram na Pró-Reitoria de Extensão do IF Sul de Minas para uma capacitação relacionada às políticas de extensão desenvolvidas no instituto mineiro.

Francimeire explicou que o conhecimento obtido durante a capacitação resultará na implantação de novos programas de extensão no IFRR, assim como na melhoria dos processos atuais, visando, sobretudo, ao estreitamento do vínculo entre a instituição e a sociedade, bem como à inserção dos estudantes no mundo do trabalho.

Ascom/Reitoria
1/10/2021