ENADE

por George Almeida de Oliveira publicado 26/04/2023 20h58, última modificação 26/04/2023 20h58

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) avalia o desempenho dos estudantes de Cursos Superiores de Tecnologia do respectivo curso.

Objetivo
Avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, assim como as habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e competências para a compreensão de temas não específicos da profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

Obrigatoriedade

É INDISPENSÁVEL a participação do estudante habilitado ao ENADE, sendo registrado a regularidade no histórico escolar e essencial para a expedição do diploma pelo IFRR.

Participação de Estudantes

  • Ingressantes

Aqueles que tenham iniciado o curso TADS no ano da edição do ENADE, devidamente matriculados e tenham de 0 a 25% da carga horária mínima do currículo do curso integralizada, até o último dia do período de retificação de inscrições.

  • Concluintes

Cursos superiores de tecnologia: aqueles que tenham integralizado 75% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela instituição de educação superior e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições.

Questionário do Estudante

É de preenchimento obrigatório, pois permite caracterizar o perfil dos estudantes e o contexto de seus processos formativos, sendo relevante para a compreensão dos resultados dos estudantes no ENADE. Além do mais, é condição para que o estudante tenha acesso ao local de prova.

 

Para mais informações acesse Guia do ENADE.