Docentes do Curso TADS

Marcos Rodrigues Lima
Mestre em Computação Aplicada

marcos.rodrigues@ifrr.edu.br 
Lattes

Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Roraima - Campus Boa Vista. 

Coordenador

George Almeida de Oliveira
Mestre em Computação Aplicada

george.oliveira@ifrr.edu.br
Lattes

Mestre em Computação Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2016), possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRR (2011). Especialista em Engenharia de Sistemas pela Escola Superior Aberta do Brasil - ESAB (2013). Atualmente é Professor de Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima. Coordenou o Curso de Pós-Graduação em Informática na Educação na Modalidade EAD no IFRR de 2020 a 2021.

Marcos André Fernandes Spósito
Doutor em Informática

sposito@ifrr.edu.br
Lattes

Doutor em Informática na área de concentração em Engenharia de Software pela UFAM (2018). Mestre em Informática na área de concentração em Inteligência Artificial pela UFAM (2008). Especialista (Lato Sensu) em Gestão da Tecnologia da Informação pela Universidade Positivo - UP (2001) e Especialista (Lato Sensu) em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Estácio - Atual da Amazônia (2006). Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados pela UTP (2000). Professor do IFRR desde 2001 nas áreas de informática e tecnologia, tem experiência na coordenação do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e na Direção de Pós-Gradução e Graduação no IFRR. Docente no curso de Mestrado em Educação, Profissional e Tecnológica do IFRR e líder do grupo de pesquisa Gestão, Tecnologia e Inovação junto ao diretório do CNPq. Tendo orientado vários projetos de pesquisa relacionados a programas de Mestrado, de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica, com produções concentradas em diversas áreas, tais como, Engenharia de Software, Gestão da Tecnologia da Informação, Sistemas Colaborativos, Tecnologias Educacionais e Inovação Tecnológica.

Pierre da Costa Viana Júnior
Mestre em Engenharia Elétrica

pierre@ifrr.edu.br
Lattes

Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade da Amazônia (2002) , Mestrado em Engenharia Elétrica com ênfase em Computação Aplicada na área de Inteligência Artificial pela Universidade Federal do Pará (2005). Atualmente é Professor de Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológica do Estado de Roraima (IFRR). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial, Engenharia de Software, Banco de Dados, Programação de Computadores e Arquitetura de Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Mineração de dados, Redes Neurais Artificiais, Redes Bayesianas, Técnicas de Programação e Processos de Software.

Andreina Moreira da Silva
Mestra em Engenharia de Produção

andreina.moreira@ifrr.edu.br 
Lattes

Possui mestrado Profissional em Engenharia de Produção pela UNESP/FEG/MePEP; MBA em Gestão de Recursos Humanos pela FATEC; Especialização em Tecnologias e Educação a Distância-Barão de Mauá; Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo IFRR; Curso Superior de Bacharelado em Direito pela FDBV/RR; Curso Superior de Licenciatura Plena em Letras e Literatura Hispânica pelo IFRR;  Experiência em Docência em sala presencial e na modalidade EAD; Membro do Conselho Deliberativo da Associação dos Professores de Espanhol de Roraima. Atuação como Membro da Comissão Permanente de Docente do - CPPD/IFRR. Atuação como Profa. MBA componente do quadro de colaboradores da Universidade Paulista-UNIP, Campus Boa Vista/RR. Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico de nível médio e superiores de graduação e pós-graduação do Quadro Permanente de Pessoal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no Estado de Roraima / Campus Boa Vista.

Renner da Silva Sadeck
Especialista em Informática e Educação

renner@ifrr.edu.br
Lattes

Possui formação especialização em Informática e Educação pela Universidade do Estado do Pará (2005), na linha de pesquisa sobre Novas Tecnologias da Informação e Comunicação com ênfase em Educação a Distância, acadêmica em diversas áreas, mestrado interrompido em Computação Aplicada e uma especialização interrompida em Docência no Ensino Superior. Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados e possui ampla experiência em educação, tendo trabalhado em diversas modalidades de ensino em instituições públicas e privadas desde 2001. Possui interesse em vários temas relacionados à computação, como Computação Móvel e Ubíqua, Banco de Dados, Mineração de Dados, e Engenharia de Software. Também é coordenador do curso Técnico em Eletrotécnica e professor titular de várias disciplinas relacionadas à computação, como Banco de dados I e II, Análise e Projeto de Sistemas II, Engenharia de Software II, Auditoria e Segurança de Sistemas e Estrutura de Dados no curso TADS.

Saula Leite Oliveira
Doutora em Ciências Sociais

saula@ifrr.edu.br
Lattes

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1999), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2006) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2016). Atualmente é diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: novas tecnologias aplicadas na área educacional, acessibilidade na web, interface homem-máquina, educação de jovens e adultos. É vice líder do grupo de pesquisa GPGTI/CNPQ - GRUPO DE PESQUISA EM GESTÃO, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO.

Arnóbio Ferreira da Nobrega
Mestre em Computação Aplicada

narnobio@ifrr.edu.br
Lattes

Mestre em Computação Aplicada pela Unisinos (2016), e Tecnólogo Superior de Processamento de Dados - 1988 - UFCG Campina Grande - PB,. Atualmente é Professor EBTT e Coordenador do Curso Superior Tecnólogo Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Roraima campus Boa Vista Centro.

Wesley de Souza Viana
Mestre em Ciência da Computação 

wes_viana@hotmail.com
Lattes

Possui Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Amazonas (2015), Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (2012). Tem experiência em programação Java com Hibernate, desenvolvimento de sistemas voltados ao mundo corporativo. Atualmente trabalha nas seguintes áreas de pesquisa: Inteligência Artificial, Informática na Educação, Aplicações Context Awareness, Usabilidade em sistemas. Atualmente faz parte do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis).

Igor Gomes de Meneses Cruz
Mestre em Ciência da Computação

cruz.igor@ifrr.edu.br
Lattes

Graduado em Ciência da Computação (2015) pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Mestre em Ciência da Computação, na área de Sistemas de Informação e Banco de Dados, pela mesma instituição. Experiência em: Empreendedorismo na área de TI; gerência de projetos; programação em Java; desenvolvimento de aplicações para Android; programação em Python; programação em javascript; desenvolvimento de sites e sistemas web; desenvolvimento de games; organização de eventos científicos e tecnológicos, dentre outras.